A Ayahuasca elimina Ego?
Mantras não elimina ego;
Tarot não elimina ego;
Ayahuasca não elimina ego;
Runas não elimina ego.
Todo bom gnóstico sabe que somente a espada de nossa Maha Kundaline é capaz de desintegrar nossos agregados psicológico. O resto são instrumentos de auxílio.
O Mestre Samael recomendava ou era contra a utilização da Ayahuasca?
O Mestre Samael (Grande Mestre Gnóstico do século XX) era a favor de que cada gnóstico seguisse os ditames de sua consciência. No livro Zodíaco Humano ou Curso Zodiacal, o mestre diz textualmente que não devíamos seguí-lo, mas sim que seguíssemos nosso Mestre Interior.
Por outro lado, uma grande maioria de gnósticos ainda não conseguem ouvir a Voz que vem de dentro e desejariam que o Mestre tivesse dito tudo sobre seus comportamentos.
Receitas de bolo, com suas medidas precisas, são para os que não sabem fazer bolo.
( Do livro Zodíaco Humano )
No andamos en busca de seguidores, sólo queremos que cada cual se siga a sí mismo, a su propio Maestro Interno, a su sagrado Intimo, porque este es el único que puede salvarnos y glorificarnos. Yo no sigo a nadie, por tanto nadie debe seguirme a mí. (Aun Weor)
A ayahuasca ajuda a sair em astral?
Em vários livros como “Medicina Oculta”, “Logos, Mantra e Teurgia”, “A Montanha de Juratema” e outros, o Mestre Samael cita a utilização do “Yagé” como um meio instantâneo de se sair em astral.
Yagé, para os leigos, é um dos outros tantos nomes da ayahuasca, assim também como é o nome de apenas um dos seus componentes: o cipó Banisteriopsis caapi.
O que deve ficar claro para o estudante gnóstico é que a ayahuasca é apenas uma ferramenta. Sua utilização não irá eximir o estudante da realização de uma quantidade incalculável de práticas religiosas que o conduzirão à autorrealização.
Por outro lado, seja a utilização da ayahuasca, seja a realização de qualquer outra prática que não atente contra os princípios basilares da gnose (morte, nascimento e sacrifício pela humanidade) e que possam servir de incentivo ao estudante em permanecer na realização de seu trabalho esotérico, no meu sentir, é muito bem vinda.
Livro: “Logos Mantram Teurgia – Samael Aun Weor”
Capítulo 8 – Saídas Astrais
“Não são poucos os estudantes que perderam totalmente suas faculdades com os maus hábitos e costumes que tiveram em suas reencarnações passadas. E agora sofrem o indizível porque, apesar de conhecer todas as chaves gnósticas, não conseguem sair conscientemente em Corpo Astral.
Nas selvas do Amazonas e do Putumayo existe uma planta portentosa chamada “Yagé”. Os Piachis das tribos tomam esta planta em infusão mesclada com “Guarumo” e saem em Astral. Se um estudante gnóstico que não tenha a faculdade de sair conscientemente em Astral beber esta infusão, instantaneamente logrará o ‘desdobramento’ consciente. E se a utilizar diariamente durante algum tempo irá adquirir a faculdade de “Astralizarse”. Depois, mesmo sem beber a infusão, não a necessitaria, pois se instalaría nele essa faculdade permanentemente.”
Livro: “Matrimônio Perfeito de Kinder – Samael Aun Weor”
Capítulo 4 – As Sete Igrejas
“Os índios do Amazonas utilizam o “Yagé” para despertar a clarividência. Os Aztecas usam o “Peyote”, planta mexicana que os índios do norte utilizam para despertar a clarividência momentaneamente. Todas essas plantas conseguem um momentâneo despertar da clarividência, mas a clarividência contínua, transcendental e realmente positiva só se consegue praticando Magia Sexual com a esposa.”
Livro: “A Montanha de Juratena – Samael Aun Weor”
Capítulo 7 – Os Tempos do Fim
“Outra noite, a mais pura, a mais calada… O velho místico aproveitando o sono de seu corpo, abandonou sua envoltura corpórea e se foi aos mundos superiores. Aqui no México nós temos o Peyote, um cactus maravilhoso. Mascando-se este vegetal se desperta a clarividência instantâneamente e então podemos sair em corpo astral com plena consciência. Lá na América do Sul existe o famoso YAGÉ que nos permite sair em astral. Essa planta só se consegue nas selvas do Amazonas ou nas planícies orientais.”
Ayahuasca vicia?
Tenho testemunhado constantemente em nosso instituto uma infindável quantidade de pessoas que aqui chegaram escravizadas pelo mundo das drogas e que hoje se encontram livres desse vicio maldito, tudo após terem passado por ritos que envolvem a utilização da ayahuasca.
E aqui um detalhe: engana-se o leigo em atribuir apenas à bebida o sucesso desta empreitada.
Quem cura é Deus, que muita vez o faz através dos Mestres da Medicina, e a ayahuasca aqui é mero instrumento.
É possível a uma pessoa abandonar a gnose para dedicar-se apenas ao uso da ayahuasca?
Ao verdadeiro gnóstico, nada o demoverá da senda da autorrealização.
Conheci testemunhos relativos a pseudo gnósticos que abandonaram o caminho por causa de um concurso público, por causa da esposa, por conta do serviço, pela utilização da ayahuasca…
Humildemente creio que seria um juízo débil por demais responsabilizar o concurso público, a esposa, o serviço ou a ayahusca como os causadores pela deserção do irmão do campo de batalha.
Em contra partida, o nosso Instituto, utilizando-se desta ferramenta como instrumento de trabalho, tem conduzido dezenas e mais dezenas de pessoas à senda da autorrealização proposta pela gnose.
Isto é um fato, e como dizia nosso Mestre Samael: “Contra os fatos não há argumentos”.
Como a ayahuasca pode ajudar ao estudante gnóstico?
As experiências nos mundos internos são quase sempre motivadoras.
Gozar da felicidade de sair, ainda que momentaneamente, em astral; conhecer frente a frente alguns de seus mais íntimos agregados psicológicos; receber instruções diretas de seu Mestre Interior… estas são algumas experiências que por si só fortalecem o estudante gnóstico na senda das práticas espirituais que devem ser realizadas diariamente, de minuto a minuto, de instante a instante.
A par dos processos de cura que são testemunhados com a utilização da ayahuasca, as experiências psíquicas vividas pelo estudante a caminho são uma grande jóia no campo de batalha… e em batalha, todo o suprimento de munição é muito bem vindo.
Na sua opinião, todo o estudante gnóstico deveria utilizar a ayahuasca?
Todo o estudante gnóstico deve, obrigatoriamente, atentar-se a três questões fundamentais: morte, nascimento e sacrifício pela humanidade. Tudo o mais, a crivo de sua consciência, poderá ser aceito ou renegado.
As respostas dadas aqui são de inteira responsabilidade de
Alexandre Tadeu Ignácio Barbosa.
Estudante sobre Gnosticismo e divulgador da gnose no seio do Xamanismo.